A Firma Q Rima é uma empresa familiar com foco em arte e cultura.
Juridicamente é uma MEI estabelecida em junho de 2023, mas que acumula o resultado de 30 anos de trabalho com música, teatro, literatura, artes gráficas e pesquisas acadêmicas de Luiz Franco.
Desde 1994 Luiz Franco trabalha com arte e cultura. Ainda adolescente participou de publicações de poesias e contos, produziu shows no cenário do rock independente e underground de São Paulo e começou a trabalhar na área técnica teatral antes mesmo de tirar o título de eleitor.
Permaneceu na produção de shows e na publicação de contos e poesias em antologias até o ano de 2002, quando decidiu trocar de área e foi para a Arqueologia. No meio acadêmico rapidamente se destacou, principalmente por sua facilidade com a escrita e se tornando ghostwriter de alguns artigos, prática que decidiu abandonar no ano de 2007. Nesse percurso teve tempo de produzir pequenos vídeos para o Canal FIZ TV, uma experiência do Grupo Abril de Radiodifusão.
Saiu da Arqueologia e em 2009, já estava formado como técnico em Artes Gráficas pelo SENAI-SP. No mesmo ano se tornou analista da qualidade de uma das maiores gráficas promocionais e de editorial de luxo do Brasil, a Pancrom. Depois da Pancrom especializou-se em Gestão Sustentável e continuou atuando com produção editorial e gráfica, como consultor. Entre os anos de 2012 e 2017 atendeu mais de 300 gráficas espalhadas de norte a sul do Brasil, prestando assessoria e treinamentos.
Depois de ter participado de antologias e coletâneas, publicado alguns artigos técnicos e acadêmicos, em 2014 publicou seu primeiro livro de contos, Pareidolia, pelo Coletivo Escape HQ. O tratamento gráfico dado ao livro reflete a preocupação de Luiz Franco em produzir com alta qualidade e custo acessível um produto editorial e gráfico que não seja apenas “tinta sobre papel”.
Em 2018 literalmente deu a volta ao mundo, passando por França, Singapura, Austrália, Vietnã, Camboja, Malásia, Nova Zelândia e novamente o Brasil.
Em 2020 se mudou para São José, SC, onde se estabeleceu e voltou ao teatro, participando das Oficinas de Teatro do Theatro Adolpho Mello e da Camarim Escola de Artes em Florianópolis.
Decidido a trabalhar somente com arte e cultura novamente, escreveu e publicou seu segundo livro, o primeiro de poesias, Disco de Ruídos Afônicos, que foi transformado em álbum musical e curta-metragem com premiações e exibições em festivais no Brasil, Argentina, Portugal, EUA, Inglaterra e Índia.
Desde 2022 atua e escreve dramaturgias com a atriz e diretora caterinense Giselle Kincheski. Até o momento já foram 5 peças escritas e encenadas, resultando na publicação de uma delas: Foco, Força & Foice: uma comédia sombria.
Em 2023 formalizou aquilo que fez por muito tempo: criou uma pessoa jurídica para que ofereça produtos e serviços: a Firma Q Rima.
Esta experiência resultou no primeiro ano em 4 projetos apresentados em editais que se tornaram suplentes, 1 projeto próprio vencedor em primeiro lugar para a produção de curta-metragem pela Lei Paulo Gustavo e assessoria para outros 3 projetos vencedores, sendo 1 em literatura e 2 em curta-metragem.
Mas a Firma Q Rima é uma empresa de uma pessoa só?
Não.
A Firma Q Rima conta com a participação de outras pessoas, como a revisora Rita Gardino e a artista visual Betina Franco, filha de Luiz Franco, que é desenhista, ilustradora e produziu sua primeira animação em 2021 aos 13 anos com técnicas mistas.
E o que a Firma Q Rima faz?
Atuamos na venda de livros próprios e de autores independentes. Criamos artes gráficas para impressão, realizamos produções artísticas e assessoria em projetos culturais e editoriais.
Por que os livros publicados pela Firma Q Rima não estão em outras plataformas de e-commerce ou marketplace?
A resposta é simples: queremos manter nossos preços com um valor acessível e sustentável para o nosso negócio. Queremos trazer mais autores e artistas para a Firma Q Rima com condições justas de remuneração pelo trabalho deles.
Nós não trabalhamos com nenhum tipo de Inteligência Artificial na criação de nossos textos e imagens, ainda acreditamos na Inteligência Natural.